sexta-feira, maio 28, 2010

Créditos - Palavras de saída para um filme


O "the End" está ultrapassado, é fato. Vai ver porque é tudo ilusão o que se vê... E que finais não existem. É uma convenção pensar que um dia tudo acaba; se o concreto é aparente, o movimento vai muito mais além do visível.
É bem verdade: O movimento é invisível, não pode ser calculado ou sentido como um besliscão ou um beijo apaixonado. O filme, assim, termina quando nos esquecemos dele. É quando nada mais existe, porque o esquecimento sim é o verdadeiro determinante para a modificação. E quem nunca leu um livro sem final não sabe do que estou falando. Eu falo das entrelinhas, do pedaço de alma doado pelos autores da vida real na empatia de se ver no papel decisivo dizendo as palavras decisivas que precedem o final que não existe.
Assim somos todos protagonistas dos nossos filmes, num movimento alternado de escolhas - Escolhas... Elas são difíceis! E me pego eu pensando nelas numa quinta feira a noite. Ou isto ou aquilo, ou ela não sabe gritar, ou um lamento de um blue, ou clarice Lispector, ou a hora da estrela. A estrela sobe. A estrela desce. E eu ainda pensando em autógrafos! -
Os fins são, pois, uma constante mudança. A metamorfose ambulante são vários pontos continuando. E eu a prefiro do que ter aquela velha frase que nunca termina, misturando as ideias, ainda que me roube o fôlego. As poucas vezes que tive crises de asma me bastaram para dizer: Maior bobeira aquela frase que diz que os melhores momentos da vida são aqueles que te deixaram sem respirar.< O que é isso? Um quebra-cabeça, um bem contra o mal, um nunca me esqueça, um ponto final.

2 comentários:

Anônimo disse...

Bom, primeiramente digo que fiquei emocionado [de verdade] ao me ver no cargo de diretor chefe, e que protagonizo com vc e com a Frabrícia uma foto meganostálgica tirada há 4 anos na garagem do Leme.

O fim. Ah, o fim! Nunca apreciei um texto que me passasse uma sensação tão otimista [e infinita] sobre o fim. Sem sombra de dúvida, este texto ocuparia o lugar do posfácio!

Agradeço de novo o cargo x)

Abração daquele irmão anônimo que te ama pra caramba! =D

Anônimo disse...

Não existe o fim. Existem mudanças. \o/